<style type="text/css">.wpb_animate_when_almost_visible{opacity:1}</style> Convite aceito! - AGENDA DO VALE

Convite aceito!

Leopoldo Mendonça | 27/08/2020 às 18h22

Convite aceito!

Foto: Divulgação / Reprodução

Fui convidado pela minha filha, há alguns dias, para contribuir com algumas matérias de opinião para este site de notícias. Imagino que ela deve ter pensado: Meu pai está ficando velho e usar a cabeça é muito bom para a prevenção do Alzheimer. Pode ter lembrado também dos meus quase 20 anos de magistério ou se recordado de algumas matérias publicadas por mim.

Sou do tempo que ainda se escrevia para jornais impressos e concordando ou não e gostando ou não, o leitor que não podia se manifestar naquele veículo, no máximo fazia alguns comentários para amigos. A circulação era bastante restrita, atingindo uma cidade ou região. Agora sou convidado para escrever num mundo muito diferente. O mundo do Orkut, do Face, do Insta e do Whats... Opa! O Orkut já foi. Está vendo como tudo é muito rápido?

O mundo que leitor se manifesta na matéria lida. De qualquer lugar do mundo, de casa ou do trabalho, qualquer pessoa pode ler e discordar do meu ponto de vista ou das minhas informações que em razão do volume e fontes de pesquisa podem ser mudadas e questionadas. Uma baita responsa!

Pretendo contribuir falando de atualidades e principalmente de temas relacionados a minha área de formação. Falar de economia, de história, de política, meio ambiente, de experiência de vida obtida na minha estrada que me trouxe muitos cabelos brancos e meus óculos de grau. Falar de assuntos do mundo, do Brasil, de Mato Grosso e claro, do nosso Vale do São Lourenço.

Trabalhei no passado e atualmente trabalho setor privado, fui estagiário, empresário, ocupei cargos no setor público, exerci mandato e tive a nobre função de lecionar durante muitos anos. Estive nos vários lados da mesa.

Vivemos um momento único da humanidade. A velocidade da informação é inimaginável. E isso é muito bom. Vivemos um momento único também de mentiras e desinformação. E isso é muito ruim.

A nossa intolerância nunca esteve tão aflorada. Em todos os sentidos. Mas me assusta a intolerância em aceitar a informação. Aceito a verdade das minhas redes sociais, do meu partido, do meu grupo de amigos e isso me basta. Esta é a minha verdade e logo, estou certo. Não aceito ouvir e conhecer a verdade do outro. Não estamos abertosà discussão e a reflexão.  Deixamos de discutir o essencial para discutir o irrelevante. Em época de pandemia estamos debatendo o uso da cloroquina como remédio de cura do COVID e conseguimos dividir as pessoas sobre algo que os médicos que estudaram e tem o poder da decisão de prescrever ou não, é quem deve debater. Não deveríamos estar discutindo a reforma tributária ou redução do orçamento para a educação que impactará diretamente nossas vidas? Que mundo louco!

E dentro deste mundo vou tentar contribuir sempre procurando trazer informação e não “enformação”.  Sempre procurando expor um pensamento e nunca impor. Sempre buscando a informação em fontes confiáveis, correndo o risco de ser traído por algumas delas.

Espero que gostem e que possamos aprender muito e falar de assuntos relevantes e temas interessantes.

Minha querida filha Isa... Convite aceito!

 

Leopoldo Mendonça é Economista.


- Publicidade -

Deixe aqui a sua opinião






Máximo 700 caracteres (0) 700 restantes

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem.

Clicando em enviar, você aceita que meu nome seja creditado em possíveis erratas.